SEMINÁRIO

UNIFA e MD realizam o IV Seminário de Estudos do Poder Aeroespacial

Seminário reuniu militares e civis para debater os propósitos da criação das Forças Espaciais
Publicada em: 20/06/2023 18:41
Imprimir
Fonte: UNIFA, por Tenente Pollyana
Edição: Agência Força Aérea

A Universidade da Força Aérea (UNIFA), em parceria com o Ministério da Defesa (MD), realizou, no dia 15/06, o IV Seminário de Estudos do Poder Aeroespacial, no campus da UNIFA, localizado no Rio de Janeiro (RJ). Com o tema "Força Espacial: Doutrina de Emprego", o seminário híbrido reuniu militares e civis para debater os propósitos da criação das Forças Espaciais e compreender a constituição de um cenário geopolítico no espaço exterior.

Sob responsabilidade do Ministério da Defesa, o evento abordou como a Força Espacial tem a função de promover condições estáveis para o acesso aos sistemas espaciais por atores civis, comerciais, comunidade de inteligência e parceiros internacionais.

Participaram do evento o Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Flávio Marcus Lancia Barbosa; o Comandante e Reitor da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar; o Vice-Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo; o Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), Brigadeiro do Ar Helmer Barbosa Gilberto, entre outros Oficiais-Generais.

O Comandante e Reitor da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar Avellar, falou sobre o evento. "Além das exposições, desfrutamos de debates, acerca do cenário ideal para um Teatro de Operações Espacial e a Força Especial como instrumento de Geopolítica do Espaço Exterior. Conhecimentos estes que permitirão uma interação ainda maior entre as Instituições Acadêmicas, o Ministério da Defesa e os Comandos Militares da Marinha, Exército e Aeronáutica", ressaltou.

No Brasil, o histórico de envolvimento da Aeronáutica com o Programa Espacial Brasileiro, desde os anos 50 e 60, os progressos tecnológicos na construção de foguetes, no estabelecimento de Centros de Lançamento e Rastreamento Satelital e, mais recentemente, a criação do Centro de Comando de Operações Aeroespaciais (COPE) apontam uma tendência de absorção das atividades ligadas à exploração militar do espaço pela Força Aérea Brasileira, transformando-a em uma potencial Força Aeroespacial Brasileira.

Para o Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, a realização desse seminário integrando, não só militares e civis da Força Aérea Brasileira, mas também da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, é fundamental para a interação entre as Forças. "É um motivo de grande satisfação poder estar aqui presente, ver que atingimos plenamente os objetivos. Quero parabenizar a todos da UNIFA pela excelente organização e dizer que nós vamos continuar trabalhando em prol da interação entre as Forças e esse tipo de evento é um dos meios que a gente tem para promover isso", finalizou.

O General Lancia agradeceu todo o apoio prestado pela UNIFA e ressaltou a relevância do tema "Força Espacial". "Eu fico muito agradecido de participar desse evento que foi planejado, executado e organizado pela Universidade da Força Aérea. Agradeço o apoio do Major-Brigadeiro Avellar e de toda equipe", destacou o Oficial-General.

Fotos: Soldado Mascarenhas / UNIFA

imagens/original/45682/Foto_Editada_11.jpg
imagens/original/45682/Foto_Editada_12.jpg
imagens/original/45682/Foto_Editada_13.jpg
imagens/original/45682/Foto_Editada_14.jpg
imagens/original/45682/Foto_Editada_15.jpg
imagens/original/45682/Foto_Editada_16.jpg
imagens/original/45682/Foto_Editada_21.jpg
imagens/original/45682/Foto_Editada_22.jpg
imagens/original/45682/Foto_Editada_23.jpg
imagens/original/45682/Foto_Editada_24.jpg
imagens/original/45682/Foto_Editada_26.jpg
imagens/original/45682/Foto_Editada_27.jpg
imagens/original/45682/Foto_Editada_28.jpg
imagens/original/45682/Foto_Editada_29.jpg
imagens/original/45682/Foto_Editada_30.jpg
imagens/original/45682/Foto_Editada_33.jpg
imagens/original/45682/Foto_Editada_35.jpg
imagens/original/45682/Foto_Editada_4.jpg
imagens/original/45682/Foto_Editada_7.jpg
imagens/original/45682/Foto_Editada_9.jpg